Mestre

O Mestre Leāo Teixeira é faixa coral 7º grau. Seu treinamento de Jiu-Jitsu começou na famosa academia Gracie de Copacabana, com o Grande Mestre Rolls Gracie que nos anos 70 conquistou o posto de campeão da família Gracie, se tornando o ídolo de uma geração.

Rolls revolucionou o estilo de lutar, dando mais agilidade e dinâmica na luta, consequência da sua vontade de vencer, auto confiança e uma diversificação de técnicas que fez o esporte crescer muito. Foi sem dúvidas durante muito tempo um líder não só do Jiu Jitsu mas de toda uma geração.

“Rolls Gracie representou muito para todos nós, sua importância dentro do crescimento do Jiu-Jitsu é incontestável, o que mais me marcou de seu aprendizado, foi sua disciplina e determinação, valores que guardo até hoje e coloco como missão da minha escola que é:

Educar e Formar: com Determinação, Respeito e Disciplina  – Leão Teixeira”

Quando Leão Teixeira entrou na academia, Rolls o apresentou a Carlos Gracie Jr. (Carlinhos) para lhe passar os primeiros ensinamentos. Carlinhos mais tarde se tornou seu professor, e juntos, os dois viriam a trabalhar em grandes projetos em prol do crescimento do Jiu-Jitsu como esporte, entre eles, a fundacao da Confederação Brasileira e Federação Internacional de Jiu-Jitsu.

Quando Rolls faleceu em 1982, Carlinhos assumiu a academia de Copacabana, em decisão tomada durante uma reunião realizada com todos os alunos, e a esposa de Rolls, Angela Gracie.

Em 1984 junto com os irmãos, Crolin e Rillion, Carlinhos partiu para um novo projeto, levar o Jiu-Jitsu para Barra da Tijuca, bairro novo que começava a crescer no Rio de Janeiro.E foi nos primeiros anos da Academia Gracie Barra que Leão Teixeira, junto com Crolin Gracie começou a dar aulas em uma das turmas infantis da manhã.

Em 1986, o professor receberia sua faixa preta de Carlos Gracie Jr., e com o crescimento da Gracie Barra seu trabalho aumentou,  para formatar um método exclusivo para o treinamento infantil, Leāo Teixeira passou a inovar na formatado das suas aulas com o conhecimento adquirido de usa formação académica em educação física, nessa época chegou a ter, sob sua responsabilidade um grupo de mais de 100 crianças.

Grandes nomes foram revelados, regressos das suas turmas e ingressaram na linha de frente da equipe de competição da Gracie Barra, destacando entre eles:

Hélio Moreira (soneca), Ralph Gracie, Marcio Feitosa, Rafael Correia “Gordinho”, Flávio Almeida “Cachorrinho”, Rolles Gracie Jr., Igor Gracie e Marco Joca “Piu-Piu, para citarmos alguns.

Foi quando em 1992 o Mestre recebeu um convite inusitado para dar aulas na Escola de Ballet Dalal Achcar, se iniciava uma nova jornada de sucesso, nosso Mestre praticamente se fasta das organizações esportivas do jiu-jitsu, e passa a organizar a primeira escola de jiu-jitsu, com uma grade de horarios formatada desde os 03 aos de idade ate a faixa preta adulta.

Hoje a Escola de Jiu-Jitsu Leāo Teixeira se encontra, localizada com sua sede principal na Gávea dentro do Centro de Arte e Cultura Ballet Dalal Achcar, aonde o Mestre da aulas com seu filho Felipe Leāo Teixeira, e tem suas filiais no Leblon, Barra – Clube Náutico Mandala e nas unidades da Bodytech – Gavea, Jardim Botânico, BtKids e O2 Barra.