Foi nos primeiros anos da academia que José Henrique Leão Teixeira Filho, junto com Crolin Gracie começou a dar aulas, em uma das turmas da manhã.

Em 1986, o professor recebia sua faixa preta de Carlos Gracie Jr., logo depois a Gracie Barra transferiria o seu centro de treinamento para dentro da academia Espaço Vital, aonde está até hoje.

Com o crescimento da Gracie Barra seu trabalho aumentou, e ele já usava de sua formação acadêmica, para formatar um método exclusivo para o treinamento infantil, chegando a ter, sob sua responsabilidade um grupo de mais de 100 crianças neste período.

Nesta época a Gracie Barra crescia cada vez mais, e o trabalho de José Henrique já começava aparecer. Grandes nomes foram revelados, egressos das suas turmas, para ingressar na linha de frente da equipe de competição da Gracie Barra, destacando entre eles:

Hélio Moreira (soneca), Ralph Gracie, Marcio Feitosa, Rafael Correia “Gordinho”, Flávio Almeida “Cachorrinho”, Rolles Gracie Jr., Igor Gracie e Marco Joca “Piu-Piu, para citarmos alguns.

Nas fotos abaixo o Mestre com sua 1ª turma e na foto maior, junto com Carlos Gracie Jr, , Renzo Gracie e alunos durante um treino, na Gracie Barra.