Em 1992 Carlos Gracie Jr., José Henrique Leão Teixeira Filho e Jean Jacques Machado, fundaram a Associação de Jiu-Jitsu da Barra, esta entidade viria a crescer muito graças as suas competições que eram realizadas no colégio Veiga de Almeida na Barra da Tijuca.
Em cima desse trabalho realizado, Carlos Gracie Jr. viria fundar em 1994 a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, assumindo a Presidência.

José Henrique Leão Teixeira Filho como Vice-Presidente, mais uma vez acompanhava Carlinhos neste novo projeto que iria colocar o Jiu-Jitsu em um nível de organização até então nunca visto.

O sucesso da Confederação Brasileira se estendeu a uma organização de competições internacionais, nesta época aconteceu o primeiro Pan-Americano de Jiu-Jitsu, competição que teve um valor enorme no crescimento do esporte.

A realização do 1º Pan-Americano em Hunthinton Beach colocou os EUA no circuito do jiu-jitsu. Os americanos abraçaram o esporte como se ele tivesse nascido lá e hoje em dia já são uma das grandes força do jiu-jitsu mundial.

Atualmente nos Estados Unidos as competições de jiu-jitsu vem ganhando uma força incrível e o campeonato Pan-Americano é um dos eventos de maior tradição na América do Norte.

Nas fotos abaixo da direita para à esquerda:

Leão Teixeira no pódium com professores na final do Circuito Barra de Jiu-Jitsu, evento realizado pela Associação de Jiu-Jitsu da Barra, com os irmão Machado em LA – EUA e com Rickson Gracie após um treino em sua academia em visita na época do Pan Americano.